segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Perguntas e Respostas: Você sabe o que é a Prova Brasil?



No segundo semestre de 2011 acontece à quarta edição da Prova Brasil. A avaliação é realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) para medir os conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
A Prova Brasil objetiva avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
A prova é aplicada a toda a rede pública urbana. Para escolas particulares e rurais, a avaliação é amostral sendo aplicada apenas em algumas instituições. As escolas rurais que possuírem o mínimo de 20 alunos por ano/série realizarão a avaliação.
 O objetivo da mesma não é avaliar o aluno, e sim o sistema. Por isso, o resultado é divulgado por escola e pode ser consultado no site provabrasil.inep.gov.br. Também não é uma nota de 0 a 10, como em provas comuns. Ela é uma média e mostra em que ponto da escala de 0 a 500 os alunos de determinada instituição estão nas duas disciplinas.
Essa posição indica as habilidades já conquistadas, as que ainda estão em construção e as que necessitam de retomada para que sejam desenvolvidas. Esse dado permite à escola comparar o desempenho dos estudantes com a média do município, do estado e do Brasil. As que já participaram das outras edições podem avaliar em que pontos houve avanço em relação às notas anteriores e em quais disciplinas é preciso investir e planejar a formação de professores.


A Prova Brasil, aplicada aos alunos do quinto e nono ano do Ensino Fundamental, não engloba todo o conteúdo do currículo escolar, mas sim as competências que alunos das faixas etárias em questão devem dominar.
Enquanto a prova de Matemática foca competências relacionadas a tratamento da informação, grandezas, medidas, espaço, forma, números e operações, a prova de Língua Portuguesa visa avaliar o aluno no que diz respeito à capacidade de leitura, absorção, interpretação e crítica.Descrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_1.gif

Como são elaboradas as avaliações?

A partir de Matrizes de Referência, um documento onde estão descritas as habilidades a serem avaliadas e as orientações para a elaboração das questões. Essas matrizes reúnem o conteúdo a ser avaliado em cada disciplina e série.
            A construção das Matrizes de Referência teve como base a consulta aos Parâmetros Curriculares Nacionais e as propostas curriculares dos estados brasileiros e de alguns municípios, alcançando-se uma síntese do que havia de comum entre elas.
            Para estabelecimento das matrizes também foram consultados professores das redes municipal, estadual e privada no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Foi realizado, ainda, exame de livros didáticos mais utilizados nas mesmas redes e séries. Em seguida, foram incorporadas análises de professores e especialistas nas áreas do conhecimento avaliadas. A opção teórica adotada é a que pressupõe a existência de competências cognitivas e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem.
A matriz de referência apresenta um conjunto de descritores de habilidades que atende ao enfoque dado à prova para avaliar um conjunto de procedimentos cognitivos, de capacidades de leitura e de do estudante.

Os descritores de Língua Portuguesa e Matemática

Os descritores indicam as habilidades a serem avaliadas, tanto para língua portuguesa como para matemática. Os descritores – como o próprio nome diz - procuram descrever algumas habilidades que serão priorizadas na avaliação. O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise.

Prova de Matemática

Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação. Para o 5º ano, são 28 descritores e para o 9º ano, são 37 descritores.

Prova de Língua Portuguesa

         A prova de Língua Portuguesa, por sua vez, avalia apenas habilidades de leitura, representadas por
15 descritores para o 5º ano e 21 descritores para o 9º. Eles estão agrupados em cinco blocos: procedimentos de leitura; implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto e relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário